Marte

Marte: só nos resta tomar posse



O que acho incrivel que Marte não está mais tão distante. Pareçe tao próximo, tão real, não é algo tão mais aburdo imaginar outros planetas. Não requer exercícios mentais tão mirabolantes. Oque é aquele deserto cheios de pedras, cumes, vales e montes? O que são aquelas marcas de corregos, aqueles declíveis - recentemente até uma avalanche foi detectado em um precipício. O céu crepuscular, o amanhecer, e até nuvens já foram avistados. Uma região com formas rochosas que lembram uma floresta de pedra. Dunas, depressões, e uma variedade incrível de características. Um paraíso geológico.


Algumas imagens parecem ter sido tiradas na Terra. Então dá para se fazer uma idéia de outros planetas: todos tem um padrão de relevo, não se precisa mais imaginar mundos absurdamente diferentes, geologicamente são parecidos. Então podemos imaginar também no que diz respeito a biologia e flora. Se geologicamente é semelhante, e havendo condição para vida, é bem possível um dia descobrir algo não tão diferente assim da vida na Terra. Algo com dois olhos acima de um nariz, focinho, uma boca, podemos até especular sim uma origem diferente para uma espécime dominante num planeta, ao invés de mamíferos, uma especie de metade ave metade réptil, com exoesqueleto como uma proteção natural, podendo se dizer daí que foi a razão de se tornarem a espécie predominante do planeta, etc.

Um dos responsáveis por  “trazer Marte para as massas” é o robozinho Spirit que pisou e andou pelas areias e rochas de Marte e até um "leito de lago" seco! “Marte não é mais esse lugar distante, misterioso”, disse o gerente de projeto da Nasa, Callas. “Agora, ele é familiar a nós como nossa cidade natal, e isso é por causa do Spirit”. E está vindo um outro aí, este maior para dá lugar este que ja estão se aposentando.


Já nao parece uma fronteira assim tão inalcansável, exotica e excentrica demais. As vezes lembra nada mais que um novo continente a ser explorado, uma nova Antártica, enfim Marte por direito já pertence aos terráqueos, cabe a nós tomar posse.